Augusto Cesar

- Tenho MBA em Cerimonial e Protocolo em Eventos Institucionais; - Sou Chefe do Cerimonial da UFRA e da UEPA; - Sou professor da UEPA nas disciplinas Etiqueta e Planejamento, Organização e Execução de Cerimonial de Eventos; - Sou professor do IFPA-Bragança nas disciplinas Layout de Eventos, Etiqueta, Cerimonial e Protocolo, Captação e Patrocínio em Eventos; - Sou professor da ESAMAZ nas disciplinas Planejamento de Eventos I e II para o curso de Turismo; - Trabalhei no planejamento, organização, coordenação e execução das solenidades de transmissão de cargo dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. - Trabalhei nas gestões dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene, no planejamento, organização, coordenação e execução das visitas dos presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro-Ministro de Portugal a época Mário Soares à quando de suas visitas protocolares ao Estado do Pará; - Trabalhei no planejamento, organização, coordenação e execução das solenidades de outorga da Medalha da “Ordem do Mérito Grão Pará”, na gestão do governador Almir Gabriel. - Treinei e implantei o cerimonial das prefeituras municipais de Canaã dos Carajás e Santarém, além de treinar e reciclar a equipe do cerimonial da Prefeitura Municipal de Belém; - Participei no planejamento, organização, coordenação e execução da inauguração dos principais logradouros da cidade e do seu entorno como as pontes que compõem a Alça Viária iniciando pela “Fernando Henrique Cardoso” e inauguração da 13ª turbina da Usina de Tucurui (as duas com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso), Inauguração da Orla do Maçarico (Salinas), Instituto de Segurança Pública do Estado (IESP) em Marituba, Obras da Macro-drenagem da Bacia do Una, Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Estação das Docas, Parque da Residência, Instituto de Gemas São José Liberto, Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Belém, Complexo Feliz Luzitânia (Igreja de Santo Alexandre, Forte do Castelo e Casa das Onze Janelas), enquanto Chefe, Subchefe e Mestre de Cerimônias do Cerimonial da Governadoria do Estado nas gestões dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. - Coordenei o cerimonial do “Jogo das Estrelas” com os Amigos do Ronaldinho Gaúcho, realizado em Belém em 2008, no Estádio Olímpico do Pará, com a presença de 35 mil pessoas; - Sou orientador de TCC e de artigos científicos do curso de MBA em Cerimonial, Protocolo e Eventos Institucionais.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

BOA EDUCAÇÃO TAMBÉM É COMPETÊNCIA


Ninguém precisa ser chato, gritalhão, autoritário e rabugento para ser um chefe competente. Contagiar a equipe com atitudes positivas exige boas maneiras e, acima de tudo, elegância.

Parece incrível, mas em tempos tão cibernéticos como agora, ainda há profissionais que usam o grito e o medo para liderar equipes. Talvez pela pressão sempre crescente por resultados, talvez por falta de educação mesmo. Mas, hoje em dia, com os recursos terapêuticos e de treinamento à disposição de todos, só é chefe chato quem quer.

Assim, aqui vão algumas sugestões úteis que líderes e liderados podem usar para tornar o ambiente de trabalho mais agradável, por pior que esteja a situação da empresa.

Não grite! Nada mais desmotivador e desnecessário do que o grito. Você acha que um profissional – independente da posição hierárquica – vai fazer melhor porque você ordenou algo aos berros? Que coisa mais pré-industrial! Gritos e impropérios não são mais aceitos e pesam contra o gritalhão. Podem, inclusive, redundar em processos por danos morais.

Onde está a sua inteligência emocional? Em vez de gastar a garganta à toa, aprenda a ouvir a equipe e a entender o grau de motivação pessoal e profissional de cada um. Argumente com calma e, se possível, procure decisões de consenso.

Um líder é, antes de tudo, um solucionador de problemas. Mas se começar a arrumar atritos para implementar a solução que considera adequado, você passa a ser um criador de problemas. Entenda que todos, inclusive você, têm limites. Não cobre dos outros o que você não consegue realizar. E, pode ser chato lembrar, um líder ainda é, antes de mais qualquer coisa, um operário-padrão. Dê bons exemplos para ser respeitado e seguido.

Não se esqueça das palavras mágicas! Bom Dia! Por Favor! Obrigado! Três expressões que, desde a invenção delas, abrem portas aparentemente instransponíveis e promovem reações positivas no mais renitente dos seres depressivos. Use-as, portanto, abuse delas!

Auto-estima é fundamental! Nem sempre a baixa estima do líder induz a maus resultados. Mas, com certeza, a alta estima faz a equipe inteira sentir que pode chegar aos céus com poucos passos. O líder com auto-estima em dia transmite garra e otimismo, transforma o ambiente de trabalho e lidera com mais segurança e tranqüilidade. Assim, não se descuide!

Seja pontual. O líder não precisa ser o primeiro a chegar. De fato, por conta de compromissos variados, pode mesmo ser o último a iniciar o trabalho no escritório. Mas ele deve deixar claro que tem um horário de chegar e sair, todos os dias.

Seja educado em todas as situações. Bons modos, acima de tudo! Mantenha a calma, o controle e o equilíbrio em momentos difíceis e embaraçosos, principalmente. Agindo sem irritação e com serenidade, PEDINDO em vez de MANDANDO, você transmitirá serenidade e confiança para sua equipe de trabalho.

Líder elegante sabe delegar. Delegue uma única vez ou à medida que o funcionário for realizando a tarefa. Seja qual for seu método, não faça do ato de delegar uma forma de chamar a atenção para si ou de privilegiar alguns membros da equipe. O líder deve ser o primeiro a evitar que se formem “panelinhas” na equipe.

Desenvolva a inteligência emocional da equipe. Utilize sua sensibilidade para construir o respeito ao outro. Converse com todos sobre os assuntos mais importantes da empresa e do departamento. Saiba ouvir o que o funcionário tem a dizer. Critique na medida certa e elogie sempre que achar necessário.

Levando em conta estas sugestões, você terá dado passos importantes para fazer de elegância e competência, mais do que uma rima, uma forma de liderar com sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário