Augusto Cesar

- Tenho MBA em Cerimonial e Protocolo em Eventos Institucionais; - Sou Chefe do Cerimonial da UFRA e da UEPA; - Sou professor da UEPA nas disciplinas Etiqueta e Planejamento, Organização e Execução de Cerimonial de Eventos; - Sou professor do IFPA-Bragança nas disciplinas Layout de Eventos, Etiqueta, Cerimonial e Protocolo, Captação e Patrocínio em Eventos; - Sou professor da ESAMAZ nas disciplinas Planejamento de Eventos I e II para o curso de Turismo; - Trabalhei no planejamento, organização, coordenação e execução das solenidades de transmissão de cargo dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. - Trabalhei nas gestões dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene, no planejamento, organização, coordenação e execução das visitas dos presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro-Ministro de Portugal a época Mário Soares à quando de suas visitas protocolares ao Estado do Pará; - Trabalhei no planejamento, organização, coordenação e execução das solenidades de outorga da Medalha da “Ordem do Mérito Grão Pará”, na gestão do governador Almir Gabriel. - Treinei e implantei o cerimonial das prefeituras municipais de Canaã dos Carajás e Santarém, além de treinar e reciclar a equipe do cerimonial da Prefeitura Municipal de Belém; - Participei no planejamento, organização, coordenação e execução da inauguração dos principais logradouros da cidade e do seu entorno como as pontes que compõem a Alça Viária iniciando pela “Fernando Henrique Cardoso” e inauguração da 13ª turbina da Usina de Tucurui (as duas com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso), Inauguração da Orla do Maçarico (Salinas), Instituto de Segurança Pública do Estado (IESP) em Marituba, Obras da Macro-drenagem da Bacia do Una, Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Estação das Docas, Parque da Residência, Instituto de Gemas São José Liberto, Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Belém, Complexo Feliz Luzitânia (Igreja de Santo Alexandre, Forte do Castelo e Casa das Onze Janelas), enquanto Chefe, Subchefe e Mestre de Cerimônias do Cerimonial da Governadoria do Estado nas gestões dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. - Coordenei o cerimonial do “Jogo das Estrelas” com os Amigos do Ronaldinho Gaúcho, realizado em Belém em 2008, no Estádio Olímpico do Pará, com a presença de 35 mil pessoas; - Sou orientador de TCC e de artigos científicos do curso de MBA em Cerimonial, Protocolo e Eventos Institucionais.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

COMO UTILIZAR O MARKETING PESSOAL?


Como utilizar o Marketing Pessoal? Esse é mais um artigo do professor Gilberto Suzuky, da UNAMA que versa sobre a imagem que cada um de nós reflete no meio corporativo.

O marketing é um processo de troca na qual a empresa através de seus produtos e serviços atende as necessidades e desejos do consumidor. As empresas de sucesso buscam conhecer as necessidades (estado de carência percebida) e os desejos (as necessidades permeadas pela cultura e pelas características pessoais.) dos consumidores (Kotler, 1999).

O que é o marketing pessoal? é a aplicação dos conceitos do marketing na vida pessoal do indivíduo. O composto de marketing é conhecido como 4 P´s (Produto, Preço, Promoção e Praça) , vejamos como podemos aplicar estes conceitos no marketing pessoal:

1- Em primeiro lugar o produto e o serviço devem ser de excelente qualidade. Da mesma forma, nosso serviço deve ser o mais perfeito possível. Cada serviço bem feito representa um consumidor satisfeito, e este se transforma em um cliente assíduo. O produto deve apresentar uma embalagem atrativa, assim a apresentação pessoal é muito importante. Cuide da sua aparência, é ela que determina a primeira impressão. Entretanto, só a aparência não é suficiente, assim como o produto deve ter qualidade, você deve apresentar o melhor serviço possível. Em outras palavras, você deve ter conhecimento, habilidades e atitudes. A marca de um produto é também um atributo importante, é em alguns casos, fator determinante na decisão de compra. Da mesma forma, o seu nome representa uma marca. Quando as pessoas falam o seu nome, eles associam a que? Pense a respeito.

2 - A forma como o produto é divulgada (Promoção), também é fator determinante para o sucesso. O que representa a divulgação? No marketing pessoal a divulgação é realizada através de pessoas, é a rede de relacionamentos, o networking . As pessoas que reconhecem em você um profissional competente e comentam este fato com outras pessoas, representa a propaganda “boca a boca” com efeito multiplicador positivo. Quando o serviço que você presta “não presta”, este fato é divulgado com maior rapidez, é a propaganda negativa.

3 - O produto deve estar no lugar certo (Praça). Você deve analisar se o local onde você trabalha é um local com potencial de crescimento. Você se sente valorizado, respeitado? Se sente motivado para crescer e contribuir para a empresa? Ou você tem o sonho de ter seu próprio negócio? Estar trabalhando ou estudando no lugar certo, conhecer as pessoas certas, tem o potencial de proporcionar novas oportunidades de crescimento.

4 - O Preço representa o seu salário. Os produtos de valor agregado possuem preços diferenciados. Quanto maior sua qualificação para o mercado de trabalho, maior será sua remuneração. Você já parou para pensar porque alguns recebem o salário mínimo e outros chegam a ganhar milhões por mês? Aqueles que recebem o salário mínimo, geralmente não têm uma qualificação profissional e aqueles que recebem o salário dos sonhos, têm um diferencial, eles oferecem um serviço especializado.
O marketing é considerado um processo, ou seja, uma atividade inacabada, ela é dinâmica pois o mercado muda e as necessidades mudam. De igual modo, nosso marketing pessoal também é um processo e como tal, precisamos estar sempre atentos às mudanças.

Lembre-se que o valor de um ser humano está na sua capacidade de oferecer benefícios para outras pessoas. Se você for um profissional que produza resultados para a empresa, estará fortalecendo sua empregabilidade.

Gilberto Takashi Suzuki
professorsuzuki@gmail.com
Recebeu o prêmio Unespa em 2002.

MIOPIA EM NETWORKING


A seguir transcrevo artigo publicado pelo professor da UNAMA Gilberto Suzuky, em sua página no site da universidade, que trata de Miopia em Networking, termo este que eu criei após vivenciar uma situação no MBA que fazia do qual era aluno do referido professor. Fique atento às oportunidades que poderão estar ao seu lado mas você não as está vendo. Boa leitura.


Ministrei o módulo de Marketing Estratégico em um curso de MBA em Cerimonial, Protocolo e Eventos Institucionais. No e-mail da turma, um dos alunos escreveu um comentário sobre os colegas de que estaria ocorrendo Miopia em Networking.

Este aluno tomou emprestado o termo do clássico "Miopia em Marketing", um artigo escrito pelo prof. Levitt da Universidade de Harvard. A miopia ocorre quando o dirigente de uma organização acredita que tem o melhor produto do mundo e não pergunta qual a necessidade e desejo do seu público consumidor.

Networking representa a sua rede de relacionamentos, ou seja, o grupo de pessoas que você conhece e o quanto as pessoas que lhe conhecem, sabem do seu potencial como profissional, elas não teriam nenhuma dificuldade em indicá-lo para um trabalho.

Este termo "Miopia em Networking", foi apresentada pelo representante de turma Augusto Cesar, o qual em sua opinião, alguns colegas não aproveitam o potencial dos profissionais da área.

A miopia em networking ocorre quando as pessoas não enxergam as diversas oportunidades que existem no seu circulo de amizades.

Com base neste e-mail, fizemos uma dinâmica, na qual cada aluno apresentou para os colegas o seu potencial e de que forma poderiam contribuir profissionalmente. Como resultado, percebemos uma maior interação e sinergia entre a turma.

Conforme o artigo "Miopia em Marketing" se uma empresa deixa de crescer ou quebra, não é porque o mercado está ruim, mas porque faltou a visão de marketing dos administradores.

Lembre-se: você dirige a sua vida, dê atenção ao seu circulo de amizades e construa um networking sólido.