
Como utilizar o Marketing Pessoal? Esse é mais um artigo do professor Gilberto Suzuky, da UNAMA que versa sobre a imagem que cada um de nós reflete no meio corporativo.
O marketing é um processo de troca na qual a empresa através de seus produtos e serviços atende as necessidades e desejos do consumidor. As empresas de sucesso buscam conhecer as necessidades (estado de carência percebida) e os desejos (as necessidades permeadas pela cultura e pelas características pessoais.) dos consumidores (Kotler, 1999).
O que é o marketing pessoal? é a aplicação dos conceitos do marketing na vida pessoal do indivíduo. O composto de marketing é conhecido como 4 P´s (Produto, Preço, Promoção e Praça) , vejamos como podemos aplicar estes conceitos no marketing pessoal:
1- Em primeiro lugar o produto e o serviço devem ser de excelente qualidade. Da mesma forma, nosso serviço deve ser o mais perfeito possível. Cada serviço bem feito representa um consumidor satisfeito, e este se transforma em um cliente assíduo. O produto deve apresentar uma embalagem atrativa, assim a apresentação pessoal é muito importante. Cuide da sua aparência, é ela que determina a primeira impressão. Entretanto, só a aparência não é suficiente, assim como o produto deve ter qualidade, você deve apresentar o melhor serviço possível. Em outras palavras, você deve ter conhecimento, habilidades e atitudes. A marca de um produto é também um atributo importante, é em alguns casos, fator determinante na decisão de compra. Da mesma forma, o seu nome representa uma marca. Quando as pessoas falam o seu nome, eles associam a que? Pense a respeito.
2 - A forma como o produto é divulgada (Promoção), também é fator determinante para o sucesso. O que representa a divulgação? No marketing pessoal a divulgação é realizada através de pessoas, é a rede de relacionamentos, o networking . As pessoas que reconhecem em você um profissional competente e comentam este fato com outras pessoas, representa a propaganda “boca a boca” com efeito multiplicador positivo. Quando o serviço que você presta “não presta”, este fato é divulgado com maior rapidez, é a propaganda negativa.
3 - O produto deve estar no lugar certo (Praça). Você deve analisar se o local onde você trabalha é um local com potencial de crescimento. Você se sente valorizado, respeitado? Se sente motivado para crescer e contribuir para a empresa? Ou você tem o sonho de ter seu próprio negócio? Estar trabalhando ou estudando no lugar certo, conhecer as pessoas certas, tem o potencial de proporcionar novas oportunidades de crescimento.
4 - O Preço representa o seu salário. Os produtos de valor agregado possuem preços diferenciados. Quanto maior sua qualificação para o mercado de trabalho, maior será sua remuneração. Você já parou para pensar porque alguns recebem o salário mínimo e outros chegam a ganhar milhões por mês? Aqueles que recebem o salário mínimo, geralmente não têm uma qualificação profissional e aqueles que recebem o salário dos sonhos, têm um diferencial, eles oferecem um serviço especializado.
O marketing é considerado um processo, ou seja, uma atividade inacabada, ela é dinâmica pois o mercado muda e as necessidades mudam. De igual modo, nosso marketing pessoal também é um processo e como tal, precisamos estar sempre atentos às mudanças.
Lembre-se que o valor de um ser humano está na sua capacidade de oferecer benefícios para outras pessoas. Se você for um profissional que produza resultados para a empresa, estará fortalecendo sua empregabilidade.
Gilberto Takashi Suzuki
professorsuzuki@gmail.com
Recebeu o prêmio Unespa em 2002.