Augusto Cesar

- Tenho MBA em Cerimonial e Protocolo em Eventos Institucionais; - Sou Chefe do Cerimonial da UFRA e da UEPA; - Sou professor da UEPA nas disciplinas Etiqueta e Planejamento, Organização e Execução de Cerimonial de Eventos; - Sou professor do IFPA-Bragança nas disciplinas Layout de Eventos, Etiqueta, Cerimonial e Protocolo, Captação e Patrocínio em Eventos; - Sou professor da ESAMAZ nas disciplinas Planejamento de Eventos I e II para o curso de Turismo; - Trabalhei no planejamento, organização, coordenação e execução das solenidades de transmissão de cargo dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. - Trabalhei nas gestões dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene, no planejamento, organização, coordenação e execução das visitas dos presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro-Ministro de Portugal a época Mário Soares à quando de suas visitas protocolares ao Estado do Pará; - Trabalhei no planejamento, organização, coordenação e execução das solenidades de outorga da Medalha da “Ordem do Mérito Grão Pará”, na gestão do governador Almir Gabriel. - Treinei e implantei o cerimonial das prefeituras municipais de Canaã dos Carajás e Santarém, além de treinar e reciclar a equipe do cerimonial da Prefeitura Municipal de Belém; - Participei no planejamento, organização, coordenação e execução da inauguração dos principais logradouros da cidade e do seu entorno como as pontes que compõem a Alça Viária iniciando pela “Fernando Henrique Cardoso” e inauguração da 13ª turbina da Usina de Tucurui (as duas com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso), Inauguração da Orla do Maçarico (Salinas), Instituto de Segurança Pública do Estado (IESP) em Marituba, Obras da Macro-drenagem da Bacia do Una, Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Estação das Docas, Parque da Residência, Instituto de Gemas São José Liberto, Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Belém, Complexo Feliz Luzitânia (Igreja de Santo Alexandre, Forte do Castelo e Casa das Onze Janelas), enquanto Chefe, Subchefe e Mestre de Cerimônias do Cerimonial da Governadoria do Estado nas gestões dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. - Coordenei o cerimonial do “Jogo das Estrelas” com os Amigos do Ronaldinho Gaúcho, realizado em Belém em 2008, no Estádio Olímpico do Pará, com a presença de 35 mil pessoas; - Sou orientador de TCC e de artigos científicos do curso de MBA em Cerimonial, Protocolo e Eventos Institucionais.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PROTOCOLO NA VI CONFITEA

Ministro da Educação Fernando Haddad

Participei do planejamento e execução do cerimonial da VI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFITEA, evento promovido pela UNESCO com a participação de 172 delegações estrangeiras, que aconteceu em Belém do Pará, em dezembro de 2009. Este evento só acontece a cada 12 anos e é a primeira vez que se realiza em um país do hemisfério Sul.

Neste evento, algumas situações interessantes, no que diz respeito a protocolo, aconteceram além de muitas curiosidades, haja visto que tínhamos representantes do mundo inteiro no mesmo local.





A primeira coisa foi à montagem da mesa oficial, pois o evento tinha seu próprio protocolo e era internacional. A proposta da mesa repassada pelo Itamaraty em ordem de precedência foi a seguinte:

- Senhor Walter Hierche, Presidente da V CONFITEA (observem que o evento era a VI CONFITEA);
- Sra. Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO (promotora do evento);
- Sra. Ana Júlia Carepa, Governadora do Estado do Pará;
- Sua Alteza Real Princesa Laurentien, dos Países Baixos, representante especial para alfabetização para o desenvolvimento da UNESCO;
- Sr Fernando Haddad, Ministro da Educação;
- Sr Alpha Oumar Konaré, ex-presidente do Mali, Ex-presidente da União Africana e fundador dos Estados Unidos da África.
- Sr. Adama Ouame, Secretário Geral da CONFITEA;
- Sr. Mattar Baldeh e Sra. Maria Almazan Khan, representantes sociedade civil da campanha global para a alfabetização.

Reparem que mesmo tendo uma princesa na mesa, com prerrogativas de Chefe de Estado, a mesma passou depois da Governadora. Outra curiosidade nesta questão de protocolo, é que o governo brasileiro concedeu prerrogativas de Chefe de Estado ao Sr Konaré, mesmo ele sendo Ex-Presidente e não exercer nenhum cargo público.

Quanto aos pronunciamentos, foi a seguinte ordem:

- Senhor Walter Hierche, Presidente da V CONFITEA (observem que o evento era a VI CONFITEA);
- Sr Fernando Haddad, Ministro da Educação;
- Sra. Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO (promotora do evento);
- Sr. Mattar Baldeh e Sra. Maria Almazan Khan, representantes sociedade civil da campanha global para a alfabetização.
- Sr Alpha Oumar Konaré, ex-presidente do Mali, Ex-presidente da União Africana e fundador dos Estados Unidos da África.
- Sua Alteza Real Princesa Laurentien, dos Países Baixos, representante especial para alfabetização para o desenvolvimento da UNESCO;
- Sra. Ana Júlia Carepa, Governadora do Estado do Pará;

O pronunciamento por último da Governadora foi uma cortesia da UNESCO depois de uma reunião acalorada, mesmo sabendo que pelo nosso protocolo a Princesa, como maior autoridade à mesa, deveria encerrar os pronunciamentos.

Ai vem o aprendizado: no meio internacional vale as prerrogativas inerentes do cargo, mas o bom senso prevalece sempre e observei no evento que a questão da vaidade, de fazer valer uma posição de hierarquia, não tem o mesmo peso que as autoridades brasileiras pedem para si.

CURIOSIDADES DA CONFITEA

- Os horários eram seguidos a risca. Havia um cronômetro voltado para a platéia e quando um expositor extrapolava seu tempo, entrava uma música por alguns segundos. Detalhe: eles escolheram um pequeno trecho de um tecnobrega para avisar que o tempo havia acabado.
- Para chamar a atenção dos participantes, o presidente da mesa deveria usar um pequeno martelo que a organização do evento esqueceu. Ai foi providenciado um martelo de madeira de bater bife, destes que usamos em nossa casa. No segundo dia o mesmo foi substituído por outro de madeira.
- Quase aconteceu um incidente diplomático. A arrumação das delegações em mesas com seis pessoas, duas para cada país, é em ordem alfabética no idioma onde estiver sendo realizada a cerimônia. Esqueceram de Aruba e eles foram colocados no final do salão. Reclamaram mas não teve jeito.
- A conferência da Senadora Marina Silva foi muito bem recebida pelos participantes, ao ponto de ser aplaudida de pé e quando seu tempo terminou e o Ministro Fernando Haddad, que presidia a mesa, lhe concedeu mais um tempo, ela comentou que fazia juz ao mesmo devido a quatro características suas: era mulher, política, professora e latina. A platéia foi ao delírio.
- Durante as sessões plenárias, não se ouvia conversas paralelas e nem gente passeando pelo auditório. Todos ficavam atentos ao que estava sendo exposto e quando queriam faziam sua intervenção, usavam o microfone disponível em cada mesa.
- A necessidade de conhecer outra língua é fundamental neste mundo globalizado. Verifiquei que mesmo países do chamado terceiro mundo e pobres, seus delegados falavam mais de três línguas, sem incluir a pátria. E entre nós, quem domina uma língua se acha bem no mercado.
- Está comprovado: Belém não está preparada para receber eventos deste porte, pois temos carência de mão-de-obra qualificada. Foi um sufoco para achar mais de 100 recepcionistas bilíngües. A saída foi recrutar alunos e professores nas universidades e cursinhos de línguas, que embora dominassem línguas, não tinham a menor noção de eventos e de como se portar frente a uma autoridade estrangeira. A empresa de eventos que foi licitada em Brasília não tinha experiência neste tipo de evento e nem em relacionamento pessoal. As reclamações foram muitas. Tai um excelente nicho de mercado inexplorado.
- Outra curiosidade: nos intervalos todos os participantes das delegações deixavam seus pertences nos devidos lugares, tipo computadores pessoais, bolsas, sacolas e ninguém mexia. Fantástico.

Um comentário: