Augusto Cesar

- Tenho MBA em Cerimonial e Protocolo em Eventos Institucionais; - Sou Chefe do Cerimonial da UFRA e da UEPA; - Sou professor da UEPA nas disciplinas Etiqueta e Planejamento, Organização e Execução de Cerimonial de Eventos; - Sou professor do IFPA-Bragança nas disciplinas Layout de Eventos, Etiqueta, Cerimonial e Protocolo, Captação e Patrocínio em Eventos; - Sou professor da ESAMAZ nas disciplinas Planejamento de Eventos I e II para o curso de Turismo; - Trabalhei no planejamento, organização, coordenação e execução das solenidades de transmissão de cargo dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. - Trabalhei nas gestões dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene, no planejamento, organização, coordenação e execução das visitas dos presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro-Ministro de Portugal a época Mário Soares à quando de suas visitas protocolares ao Estado do Pará; - Trabalhei no planejamento, organização, coordenação e execução das solenidades de outorga da Medalha da “Ordem do Mérito Grão Pará”, na gestão do governador Almir Gabriel. - Treinei e implantei o cerimonial das prefeituras municipais de Canaã dos Carajás e Santarém, além de treinar e reciclar a equipe do cerimonial da Prefeitura Municipal de Belém; - Participei no planejamento, organização, coordenação e execução da inauguração dos principais logradouros da cidade e do seu entorno como as pontes que compõem a Alça Viária iniciando pela “Fernando Henrique Cardoso” e inauguração da 13ª turbina da Usina de Tucurui (as duas com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso), Inauguração da Orla do Maçarico (Salinas), Instituto de Segurança Pública do Estado (IESP) em Marituba, Obras da Macro-drenagem da Bacia do Una, Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Estação das Docas, Parque da Residência, Instituto de Gemas São José Liberto, Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Belém, Complexo Feliz Luzitânia (Igreja de Santo Alexandre, Forte do Castelo e Casa das Onze Janelas), enquanto Chefe, Subchefe e Mestre de Cerimônias do Cerimonial da Governadoria do Estado nas gestões dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. - Coordenei o cerimonial do “Jogo das Estrelas” com os Amigos do Ronaldinho Gaúcho, realizado em Belém em 2008, no Estádio Olímpico do Pará, com a presença de 35 mil pessoas; - Sou orientador de TCC e de artigos científicos do curso de MBA em Cerimonial, Protocolo e Eventos Institucionais.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PRECEDÊNCIA É BOM E EU GOSTO



Recentemente um colunista de um jornal de grande circulação de Belém do Pará escreveu que o Vice-Governador do Estado perdeu uma ótima oportunidade de se manifestar para uma platéia seleta por causa de uma “tal de precedência”.


Isso ocorreu em um evento em que estava prevista a participação do Vice-Governador, mas o cerimonialista que estava conduzindo o evento “bateu pé” dizendo que como era um evento corporativo, o anfitrião do evento presidiria e falaria por último.

O cerimonial do Vice-Governador questionou colocando que isso afrontaria o que está previsto no Decreto 70.274, de 9 de março de 1972, art. 2º e 7º, pois na paridade dos poderes federal, estadual e municipal, o vice-governador presidirá a cerimônia a que comparecer. Resultado: o Vice-Governador cancelou sua participação e o problema veio a público colocando o anfitrião do evento em uma saia justa porque foi mal assessorado.

Aqui a de se colocar uma questão de protocolo. A participação assim como as prerrogativas do cargo de vice-governador está prevista em Lei e se a mesma não for respeitada, esse desrespeito é para a instituição pública além do gestor da mesma. Se estiver na lei, cumpra-se.

O colunista, desconhecedor da Lei, sentenciou que o Vice-Governador, com sua atitude, estava errado e não teria nada demais não ficar no lugar que lhe é seu de direito e de fato.Seguindo o raciocínio do cerimonialista, a de se perguntar que e se o visitante fosse o Presidente da República ele não presidiria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário