Augusto Cesar

- Tenho MBA em Cerimonial e Protocolo em Eventos Institucionais; - Sou Chefe do Cerimonial da UFRA e da UEPA; - Sou professor da UEPA nas disciplinas Etiqueta e Planejamento, Organização e Execução de Cerimonial de Eventos; - Sou professor do IFPA-Bragança nas disciplinas Layout de Eventos, Etiqueta, Cerimonial e Protocolo, Captação e Patrocínio em Eventos; - Sou professor da ESAMAZ nas disciplinas Planejamento de Eventos I e II para o curso de Turismo; - Trabalhei no planejamento, organização, coordenação e execução das solenidades de transmissão de cargo dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. - Trabalhei nas gestões dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene, no planejamento, organização, coordenação e execução das visitas dos presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro-Ministro de Portugal a época Mário Soares à quando de suas visitas protocolares ao Estado do Pará; - Trabalhei no planejamento, organização, coordenação e execução das solenidades de outorga da Medalha da “Ordem do Mérito Grão Pará”, na gestão do governador Almir Gabriel. - Treinei e implantei o cerimonial das prefeituras municipais de Canaã dos Carajás e Santarém, além de treinar e reciclar a equipe do cerimonial da Prefeitura Municipal de Belém; - Participei no planejamento, organização, coordenação e execução da inauguração dos principais logradouros da cidade e do seu entorno como as pontes que compõem a Alça Viária iniciando pela “Fernando Henrique Cardoso” e inauguração da 13ª turbina da Usina de Tucurui (as duas com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso), Inauguração da Orla do Maçarico (Salinas), Instituto de Segurança Pública do Estado (IESP) em Marituba, Obras da Macro-drenagem da Bacia do Una, Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Estação das Docas, Parque da Residência, Instituto de Gemas São José Liberto, Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Belém, Complexo Feliz Luzitânia (Igreja de Santo Alexandre, Forte do Castelo e Casa das Onze Janelas), enquanto Chefe, Subchefe e Mestre de Cerimônias do Cerimonial da Governadoria do Estado nas gestões dos governadores Almir Gabriel e Simão Jatene. - Coordenei o cerimonial do “Jogo das Estrelas” com os Amigos do Ronaldinho Gaúcho, realizado em Belém em 2008, no Estádio Olímpico do Pará, com a presença de 35 mil pessoas; - Sou orientador de TCC e de artigos científicos do curso de MBA em Cerimonial, Protocolo e Eventos Institucionais.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MODOS À MESA: ALMOÇO DE NEGÓCIOS, JANTAR, COQUETEL

A conquista de uma boa imagem pessoal e profissional não se dá sem cultivarmos um de seus mais valiosos atributos: a habilidade do correto manuseio dos talheres e a conseqüente elegância nos modos à mesa. Freqüentemente surgem circunstâncias que obrigam executivos a negociarem com parceiros e clientes em almoços e jantares. Nessas oportunidades, as deficiências de traquejo e polidez denigrem a imagem de profissionais e empresas.

É sabido que desde a antiguidade grandes decisões são tomadas à mesa. Aqueles que não dominam o correto comportamento à mesa, e sabem que isso é importante, geralmente evitam se expor e podem perder excelentes oportunidades na carreira. Por isso, o grande contingente de empresas, executivos e executivas que procuram assessoramento em etiqueta empresarial, deixa patente a necessidade dos profissionais aprenderem a lidar corretamente com estas e outras situações delicadas. 

Muitos se julgam competentes tecnicamente e pensam que o refinamento do trato é dispensável. Ignoram, porém, que é no ato de comer que melhor se revela a educação de uma pessoa. Um profissional causa pior impressão quando comete gafes num almoço ou jantar de negócios que outro não tão bem-vestido ou que não fale fluentemente outros idiomas. Justamente por isso cumpre não se esquecer de certas regras, que visam a conservar intacta a sua imagem e de sua empresa, na maioria dos casos duramente conquistada. 

O domínio das boas-maneiras à mesa lhe dá segurança e desenvoltura, possibilitando que você aprecie gostos e sabores e se relacione de modo descontraído com os demais, seja socialmente ou no mundo dos negócios. É de suma importância praticar e treinar diariamente o comportamento à mesa, principalmente na sua intimidade, para que ele se torne natural e pareça ter sido aprendido desde o berço. 

Alguns detalhes de comportamento podem fazer a diferença num almoço de negócios. Saiba escolher o restaurante, chegar na hora e ser polido à mesa. O seu desempenho num almoço de negócios é mais importante do que se possa imaginar. Contratos importantes e até o seu futuro profissional podem estar em jogo. Portanto, não custa nada prestar atenção a alguns detalhes de etiqueta que o ajudarão a impressionar o seu convidado para o almoço.

Escolha do restaurante: A localização deve ser cômoda para quem esta sendo convidado. Não deixe de perguntar suas preferências gastronômicas. O temperamento de seu cliente também deve influenciar na escolha do restaurante. Se ele adora badalar, ser visto em público, não haverá o menor problema em levá-lo ao restaurante da moda. Mas, se ele faz uma linha mais discreta, vai se irritar com a fila de espera característica desses lugares. Importante: reserve sempre, para evitar contratempos. Finalmente, se for possível, marque o encontro num local onde você já é conhecido: as chances de ser mais bem atendido vão aumentar muito.

Pontualidade é imprescindível: Chegue antes do convidado ou convidada. É delicado esperar para pedir o primeiro drinque. É por falar em drinques: tente não repetir a dose, principalmente se não for muito resistente ao álcool.

Disposição à mesa: Dois homens sentam-se naturalmente frente a frente. Tratando-se de um homem e de uma mulher, é importante reforçar mais ainda essa postura.

Permaneça em seu lugar: Uma vez que todos estejam sentados, é inadmissível levantar-se para cumprimentar alguém, por mais prestígio que tal pessoa possa lhe trazer.

Na hora do pedido: Você pode até sugerir algum prato especial. Mas deixe seu convidado à vontade para decidir se vai ou não tomar vinho e peça seu palpite para escolher a marca. Mesmo que você tenha feito vários cursos de degustação, deixe para exibir seus conhecimentos em outra ocasião.

Atitude geral: Ao fazer seu pedido, jamais diga que está de dieta. Nem comente sobre o colesterol deste ou daquele prato. Mais feio ainda é tentar impressionar pedido alguma iguaria acompanhada de um talher de difícil manuseio, como lagosta e escargot. É melhor concentrar suas energias na conversa e não em malabarismos gastronômicos.

Tema do almoço: O assunto que reúne deve ser abordado sem pressa, não antes da chegada do primeiro prato. A não ser que seu convidado puxe conversa primeiro, deixe-o relaxar antes de partir para o ataque. E, uma vez resolvidos os pontos principais, passe para assuntos gerais e só volte ao tema já na saída, como conclusão do encontro.

Na hora da conta: Se você convidou, mesmo sendo mulher, pague a conta. Quem está pagando é a empresa e não você. Quando vocês se conhecem de relacionamentos profissionais anteriores, é perfeitamente aceitável dividir. Mas quem dá o sinal de que o almoço está terminando é sempre quem convidou. Um gesto como colocar o guardanapo sobre a mesa ou oferecer mais uma rodada de café pode ser um bom indicativo.

Em tempo: almoços que duram mais de 2 horas pode ser um transtorno na agenda de uma pessoa ocupada. Assim, por melhor que esteja à conversa, não se iluda: seu convidado pode apenas estar sendo gentil. Retribua o gesto ajudando-o a poupar tempo. Ele pode até ficar com aquele gostinho de “quero mais”. E, da próxima, você pode ser o convidado.

Um comentário:

  1. MUITO IMPORTANTE SUAS DICAS. PARABÉNS
    SOU SUA SEGUIDORA.
    ABÇOS
    www.claudilicearagao.blogspot.com

    ResponderExcluir