
A seguir transcrevo artigo publicado pelo professor da UNAMA Gilberto Suzuky, em sua página no site da universidade, que trata de Miopia em Networking, termo este que eu criei após vivenciar uma situação no MBA que fazia do qual era aluno do referido professor. Fique atento às oportunidades que poderão estar ao seu lado mas você não as está vendo. Boa leitura.
Ministrei o módulo de Marketing Estratégico em um curso de MBA em Cerimonial, Protocolo e Eventos Institucionais. No e-mail da turma, um dos alunos escreveu um comentário sobre os colegas de que estaria ocorrendo Miopia em Networking.
Este aluno tomou emprestado o termo do clássico "Miopia em Marketing", um artigo escrito pelo prof. Levitt da Universidade de Harvard. A miopia ocorre quando o dirigente de uma organização acredita que tem o melhor produto do mundo e não pergunta qual a necessidade e desejo do seu público consumidor.
Networking representa a sua rede de relacionamentos, ou seja, o grupo de pessoas que você conhece e o quanto as pessoas que lhe conhecem, sabem do seu potencial como profissional, elas não teriam nenhuma dificuldade em indicá-lo para um trabalho.
Este termo "Miopia em Networking", foi apresentada pelo representante de turma Augusto Cesar, o qual em sua opinião, alguns colegas não aproveitam o potencial dos profissionais da área.
A miopia em networking ocorre quando as pessoas não enxergam as diversas oportunidades que existem no seu circulo de amizades.
Com base neste e-mail, fizemos uma dinâmica, na qual cada aluno apresentou para os colegas o seu potencial e de que forma poderiam contribuir profissionalmente. Como resultado, percebemos uma maior interação e sinergia entre a turma.
Conforme o artigo "Miopia em Marketing" se uma empresa deixa de crescer ou quebra, não é porque o mercado está ruim, mas porque faltou a visão de marketing dos administradores.
Lembre-se: você dirige a sua vida, dê atenção ao seu circulo de amizades e construa um networking sólido.
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