Ninguém precisa ser chato, gritalhão, autoritário e rabugento para ser um chefe competente. Contagiar a equipe com atitudes positivas exige boas maneiras e, acima de tudo, elegância.
Parece incrível, mas em tempos tão cibernéticos como agora, ainda há profissionais que usam o grito e o medo para liderar equipes. Talvez pela pressão sempre crescente por resultados, talvez por falta de educação mesmo. Mas, hoje em dia, com os recursos terapêuticos e de treinamento à disposição de todos, só é chefe chato quem quer.
Assim, aqui vão algumas sugestões úteis que líderes e liderados podem usar para tornar o ambiente de trabalho mais agradável, por pior que esteja a situação da empresa.
Não grite! Nada mais desmotivador e desnecessário do que o grito. Você acha que um profissional – independente da posição hierárquica – vai fazer melhor porque você ordenou algo aos berros? Que coisa mais pré-industrial! Gritos e impropérios não são mais aceitos e pesam contra o gritalhão. Podem, inclusive, redundar em processos por danos morais.
Onde está a sua inteligência emocional? Em vez de gastar a garganta à toa, aprenda a ouvir a equipe e a entender o grau de motivação pessoal e profissional de cada um. Argumente com calma e, se possível, procure decisões de consenso.
Um líder é, antes de tudo, um solucionador de problemas. Mas se começar a arrumar atritos para implementar a solução que considera adequado, você passa a ser um criador de problemas. Entenda que todos, inclusive você, têm limites. Não cobre dos outros o que você não consegue realizar. E, pode ser chato lembrar, um líder ainda é, antes de mais qualquer coisa, um operário-padrão. Dê bons exemplos para ser respeitado e seguido.
Não se esqueça das palavras mágicas! Bom Dia! Por Favor! Obrigado! Três expressões que, desde a invenção delas, abrem portas aparentemente instransponíveis e promovem reações positivas no mais renitente dos seres depressivos. Use-as, portanto, abuse delas!
Auto-estima é fundamental! Nem sempre a baixa estima do líder induz a maus resultados. Mas, com certeza, a alta estima faz a equipe inteira sentir que pode chegar aos céus com poucos passos. O líder com auto-estima em dia transmite garra e otimismo, transforma o ambiente de trabalho e lidera com mais segurança e tranqüilidade. Assim, não se descuide!
Seja pontual. O líder não precisa ser o primeiro a chegar. De fato, por conta de compromissos variados, pode mesmo ser o último a iniciar o trabalho no escritório. Mas ele deve deixar claro que tem um horário de chegar e sair, todos os dias.
Seja educado em todas as situações. Bons modos, acima de tudo! Mantenha a calma, o controle e o equilíbrio em momentos difíceis e embaraçosos, principalmente. Agindo sem irritação e com serenidade, PEDINDO em vez de MANDANDO, você transmitirá serenidade e confiança para sua equipe de trabalho.
Líder elegante sabe delegar. Delegue uma única vez ou à medida que o funcionário for realizando a tarefa. Seja qual for seu método, não faça do ato de delegar uma forma de chamar a atenção para si ou de privilegiar alguns membros da equipe. O líder deve ser o primeiro a evitar que se formem “panelinhas” na equipe.
Desenvolva a inteligência emocional da equipe. Utilize sua sensibilidade para construir o respeito ao outro. Converse com todos sobre os assuntos mais importantes da empresa e do departamento. Saiba ouvir o que o funcionário tem a dizer. Critique na medida certa e elogie sempre que achar necessário.
Levando em conta estas sugestões, você terá dado passos importantes para fazer de elegância e competência, mais do que uma rima, uma forma de liderar com sabedoria.
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